Cedro e o lixão municipal

Como diria o ditado, “Nem tudo são flores..”. E na verdade, o que mais falta aqui em Cedro são flores. Não só literalmente. A cidade é bem pequena e a maioria de sua população mora na zona rural. Isso faz com que ela pareça menor ainda.

O povo é alegre e possui uma receptividade que, com certeza, enche nossos corações. Mas quando a gente sai um pouquinho (mais precisamente 4 km) da área urbana, levamos um susto: o lixão da cidade parece ser maior que a própria Cedro.


Ontem fomos conhecer esta área, já que trataremos de saneamento, saúde e educação ambiental em nossas ações. Não há casas (muito) perto do lixão, mas os trabalhadores (catadores e lixeiros) exercem suas funções sem quaisquer equipamentos de proteção, o que, a priori, já está errado. Fomos conversar com eles, mas parece que eles se sentiram envergonhados, talvez por trabalharem em um lixão, talvez por saberem que, sem os EPI, eles estão colocando em risco sua saúde.

A Prefeitura não se pronunciou ainda sobre a questão do Lixão. Amanhã iremos iniciar um ciclo de palestras sobre o tema de Educação Ambiental, e o foco principal será este, a fim de conscientizar a população sobre o problema.

As fotos mostram um pouco desta realidade. Mas o que eu queria colocar aqui no blog mesmo era o cheiro. Este sim ficará para sempre marcado em nossas memórias.

1 Response to "Cedro e o lixão municipal"

  1. Nathalia Borges Says:
    16 de julho de 2010 às 08:52

    O lixão em Cedro é realmente um problema.... esperamos que nossas ações toquem os cidadãos e alguma solução seja encontrada!!

Postar um comentário