Um passeio pela região de Cedro

No domingo as atividades da EquIpê Cerrado estavam marcadas somente para a parte da tarde. Assim, os rondonistas aproveitaram o período da manhã para conhecerem um pouco melhor a região de Cedro.

A primeira parada foi no Açude Barrinha. Com suas águas tranquilas e escuras, o açude mostra a contradição que existe entre a ideia que fazemos do sertão e a realidade, um pouco menos fantasiosa. Eu já disse aqui no blog que no sertão chove, em detrimento do que muitos pensam. Hoje, assim como ontem, o dia está nublado. Quando eu era criança sempre ouvia uma frase: "a água no nordeste é pouca e mal distribuída". Estando aqui, vivenciando este lugar, posso perceber que a frase não é de toda errada.

O açude é bem grande e, apesar de existirem relatos de que ele já foi bem seco, seu nível de água atualmente é impressionante, capaz de auxiliar na distribuição para o município de Cedro. E a vista é maravilhosa. A foto não me deixa mentir.



Entretanto, o verdadeiro cartão postal de Cedro é o Morro do Chapéu, que atrai romeiros de toda a região, por causa do cruzeiro que existe em seu topo. Lá, os fiéis rezam, fazem e pagam promessas de todos os tipos. A trilha até o cruzeiro é longa, mas, quando se chega ao destino final, percebe-se que valeu a pena todo o esforço.


Difícil mesmo foi convencer os rondonistas a voltarem para casa!

0 Response to "Um passeio pela região de Cedro"

Postar um comentário